Solenidade de Corpus Christi reúne milhares de pessoas em Pará de Minas



em 01/06/2018 às 10:32 hs

Solenidade de Corpus Christi reúne milhares de pessoas em Pará de Minas
Foto: Divulgação

A celebração do feriado de Corpus Christi reuniu milhares pessoas ontem (31/05) em Pará de Minas, a procissão iniciou as 17h e teve como ponto de partida o bairro Grão Pará, as ruas por onde passaram os fiéis foram ornamentadas com belíssimos desenhos feitos com serragens e tintas que mostravam a celebração da Eucaristia e lembravam o sacrifício de Jesus pela humanidade, ao chegarem na Paróquia de São Pedro, foi realizada uma missa com a presença de vários padres.

SIGNIFICADO: Um dos sete sacramentos, a eucaristia foi instituída na Última Ceia, quando Jesus disse: “Este é o meu corpo…isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim”. Porque a eucaristia foi celebrada pela primeira vez na quinta-feira santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo de Pentecostes. A festa foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula Transiturus de 11 de agosto de 1264 – ele foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège, Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon, as quais exigiam uma festa da eucaristia no ano litúrgico.

Em 1317, o Papa João XXII publicou o Corpus Júris com o dever de levar a eucaristia em procissão pelas vias públicas; mais tarde, o Concílio de Trento (1545-1563) fortaleceu o decreto da instituição da Festa de Corpus Christi, obrigando o clero a realizar a procissão eucarística pelas ruas da cidade, como ação de graças e manifestação pública da fé na presença real de Cristo na Eucaristia. Em 1983, o novo Código de Direito Canônico manteve a obrigação de se manifestar “o testemunho público de veneração para com a santíssima eucaristia”.

 

 




Deixe seu Comentário

Veja Mais


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !