Prefeitura amplia atendimento da Farmácia Básica



em 19/03/2018 às 20:38 hs

A Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas alterou o esquema de distribuição de medicamentos da Farmácia Básica. A partir de hoje, 19 de março, quatro polos de distribuição atenderão a comunidade durante todos os dias da semana. Em outros dois, o atendimento será quatro vezes na semana. Além disso, passará haver atendimento farmacêutico em dois dias, nos distritos de Torneiros e de Tavares de Minas, por meio de orientações sobre o uso de medicamentos e sobre os riscos da automedicação. Assim, a Prefeitura de Pará de Minas ampliará o atendimento aos pacientes.

A mudança atende ainda a legislação que exige a presença de um farmacêutico nas unidades de distribuição. Por meio do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família, novos profissionais foram contratados. “O NASF conta com quatro farmacêuticos. Eles estarão em quatro polos de distribuição de medicamentos. Dessa forma, a população terá acesso diariamente às farmácias básicas. Antigamente eles só podiam retirar os remédios uma vez por semana. Serão ao todo cinco polos, já que o da UBS do bairro Prefeito Walter Martins, que já funcionava todos dias, continuará prestando o atendimento da dispensação de remédios de segunda a sexta-feira”, disse Ana Carolina Campolina, Coordenadora do NASF.

Os polos de distribuição de medicamentos funcionarão nas UBS dos bairros Providência, JK, Dom Bosco, Prefeito Walter Martins, Santos Dumont (parte baixa) e na Farmácia Central, na Praça Torquato de Almeida. “As pessoas poderão retirar os medicamentos em qualquer polo ou na Farmácia Central, não somente na UBS mais próxima de casa. Com essa alteração, a população ganha mais dias de atendimento. Além disso, agora o paciente terá uma melhor orientação sobre o uso de medicamento, sobre os riscos da automedicação e um acompanhamento mais detalhado do tratamento” disse Daniele Ramos – Farmacêutica responsável pela Farmácia Básica da Secretaria Municipal de Saúde.

“Existe um programa do SUS que avalia a atenção básica à saúde. Eles avaliaram a Farmácia Básica de Pará de Minas e como aqui tínhamos atendimento somente uma vez na semana, fomos orientados a fazer algumas mudanças. Então, foi mais uma questão que nos fez pensar melhor sobre a distribuição dos medicamentos, durante todos os dias da semana de forma descentralizada”, disse Ana Carolina.

Outra novidade trazida pela reestruturação é o atendimento na zona rural, que não era realizado. Agora, as UBS de Torneiros e Tavares também terão, uma vez por semana, um farmacêutico à disposição. “Outra questão que nos preocupava muito era a falta de atendimento nessas duas regiões rurais. Por causa disso, dois polos da Zona Urbana estarão fechados um dia da semana. O do bairro Providência na sexta-feira e o do Dom Bosco na quarta”, completou Ana Carolina.

A dispensação correta de medicamentos é uma preocupação constante da Prefeitura de Pará de Minas. No ano passado, a Administração Municipal implantou o SIGAF – Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica. “Ele atua na gestão da distribuição de medicamentos. É uma ferramenta que nos auxilia na identificação do usuário e dos serviços farmacêuticos ofertados, permitindo um maior controle de estoque, um monitoramento do medicamento distribuído por polo de atendimento e do número de pacientes atendidos. O SIGAF também mantém um histórico de cada pessoa. Assim, conseguimos saber em qual polo ela pegou o medicamento, qual a quantidade e qual farmacêutico distribuiu.
Conseguimos monitorar até a data de retorno do paciente, então ele só recebe novamente na data determinada pelo sistema”, explicou Daniele Ramos.

A Farmácia Básica da Prefeitura de Pará de Minas distribui 134 tipos de medicamentos, desses somente a insulina é dispensada exclusivamente na Farmácia Central.



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !